Adsense

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A CAMINHO DE UM ENSURDECEDOR RANGER DE DENTES!


Mas que moral, que sensatez, que tipo de cara tem um político que assim actua? Onde pára a verticalidade do comportamento político, onde está o espelho das atitudes? Ora, isto só é possível numa sociedade que não se mexe, que não desconfia, que não põe em dúvida, que não questiona, que não analisa e, por isso  não se revolta contra aquele(s) que está(ão), claramente, a enganá-la.


Será que ninguém no PSD
tem um espelho?
 

Sublinha a edição de hoje do DIÁRIO que a Madeira será campeã do défice em 2011, com 12% face a 4,6% no Continente e 3% na Região Autónoma dos Açores. E os 12% da Madeira não têm em conta algumas variáveis, pelo que o valor pode até ser superior. Mas, vamos admitir que contas feitas (ainda estão em curso), em termos de grandeza, os valores se aproximam daquelas percentagens. É a prova do descalabro regional.
Por um lado, temos o PSD, particularmente, o Presidente do Governo e toda a sua estrutura, numa estridente gritaria política contra a República, contra aqueles malvados que estão a levar o País para a bancarrota, quando ele próprio conduz a Madeira para o abismo, sem a mínima consciência do que há muito anda a fazer. São décadas de políticas erradas, de gastar o que tem e o que não tem, de abusivos endividamentos, de sucessivas chamadas de atenção por parte do Tribunal de Contas e, não obstante isso, mantém a loucura de gastar à fartasana, sem um mínimo respeito pelas prioridades. Tendo como horizonte o acto eleitoral de 2011, se sempre foi assim, agora, dir-se-á que vale tudo, que se dane a dívida de seis mil milhões, a pobreza ou o desemprego, importante é mostrar "obra" física, inaugurar, meter ali pelo meio muita espetada e vinho seco, subir para cima da carroça e discursar, arrasar tudo e todos e, por via de uma sociedade anestesiada, ganhar as eleições. A estratégia é essa. Por isso, todos os momentos são óptimos para atacar Lisboa, para massacrar com a mentira conveniente, ao ponto da mentira tornar-se na verdade conveniente. 
Mas que moral, que sensatez, que tipo de cara tem um político que assim actua? Onde pára a decência, a verticalidade do comportamento político, onde está o espelho das atitudes? Ora, isto só é possível numa sociedade que não se mexe, que não desconfia, que não põe em dúvida, que não questiona, que não analisa e, por isso mesmo, não se revolta contra aquele(s) que estão, claramente, a enganá-la. E o drama disto, já aqui o escrevi, é ver o associativismo sindical e até partidos a embarcarem nesta cantilena de desresponsabilização do governo regional da Madeira. Ah, as medidas de austeridade, pois, as medidas de austeridade! E porque razão não se insurgem contra a incapacidade do governo regional em criar medidas estabilizadoras e compensadoras de tais medidas? Será que este governo é virtual? 
Uma imagem vale mais
que mil palavras.
Tenhamos consciência que, do ponto de vista institucional, temos um "país" na Madeira. Não temos um Presidente da República, mas temos um Representante da República; não temos uma assembleia da República, mas temos uma assembleia regional; não temos um primeiro-ministro, mas temos um presidente do governo; não temos ministros, mas temos secretários; não temos secretários de Estado, mas temos directores regionais, e por aí fora... 
O que faltará, então? Respondo: falta responsabilidade política, capacidade governativa, inteligência política, respeito pelas prioridades, capacidade negocial, humildade, bom senso e respeito pelo dinheiro dos contribuintes. Ah, e menos apego ao poder pelo poder!
Este Plano e Orçamento para 2011 é, por tudo isto, um desastre. Ainda hoje participei na reunião da 5ª Comissão Especializada em Assuntos de Sociais e Saúde. Os Deputados do PSD, tal como em outras Comissões, não quiseram e não querem saber de nada. É este o Orçamento e ponto final. Discutí-lo, analisá-lo e conhecer os porquês das opções é coisa que não lhes passa pela cabeça. Estão ali para obedecer. O Secretário Regional não se apresentou para esclarecer os Deputados e tudo se resumiu a uma frase: "está em condições de ser entregue na 2ª Comissão Especializada em Economia, Finanças e Turismo". Pergunto: como pode estar em condições se não foi discutido? Se não foi debatido?
Custa-me aceitar, mas esta é uma farsa que vamos pagar cara. Porque a maior crise não é a que advém das medidas de austeridade. A maior colocar-se-á a partir de 2012, quando a dívida começar a ser paga. Aí, teremos um ensurdecedor ranger de dentes. Lamento, porque gosto muito da minha terra, mas é inevitável.
Ilustração: Google Imagens.

4 comentários:

Vilhão Burro disse...

Senhor Professor

E ninguém vai preso!?!

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Se fizessem o que andam a fazer na vida privada, certeza tenho eu, que muitos já estariam a contas com a Justiça.

Espaço do João disse...

Ir Preso?
Mas os membros do governo Regional e o seu presidente são alguns pilha galinhas? Ainda não viram a justiça que se faz em Portugal? Não viram a decisão da juíza que condenou um homem por andar de carroça puxada por um burro com um índice de alcoolémia de 2.9? No entanto todos os mafiosos estão na praia ou nas ilhas paradisícas. Estão a pensar que isto são as Desertas ou quê?

Pica-Miolos II disse...

Senhor João
Não senhor; não são pilha-galinhas!
São Pilha-Milhões!
Logo,gente "seriíssima"...