Adsense

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A PROPÓSITO DE SONOLÊNCIA


Distinto Cónego, sabe tão bem quanto eu a importância que a Igreja Católica madeirense e, particularmente, os dois anteriores Bispos, tiveram na sonolência deste Povo.

E a sonolência do Povo
a quem se deve?
As declarações do Senhor Cónego Manuel Martins, nas Homilías de Domingo passado, foram pouco certeiras. Quis-me parecer que o Senhor Cónego ao se referir "aos governantes incompetentes e bispos sonolentos" colocou no centro das suas declarações os "profissionais" da política no espaço Continental. Perdoar-me-á se esta minha leitura parte de um pressuposto incorrecto. Foi a minha dedução da leitura que fiz, até porque, seria deselegante da sua parte, atacar o Bispo do Funchal. E essa dedução leva-me a dizer que o tiro não foi certeiro, pois o Senhor Cónego não pode nem deve esquecer-se que esta Região tem uma Assembleia própria, um Governo próprio e um Orçamento próprio. E sendo assim, quem há 36 anos anda a governar de forma "incompetente" e quem ajudou a cimentar essa incompetência está identificado. E mais, Distinto Cónego, por quem tenho uma enorme simpatia, sabe tão bem quanto eu a importância que a Igreja Católica madeirense e, particularmente, os dois anteriores Bispos, tiveram na sonolência deste Povo. Por aqui, os Senhores Bispos, com todo o respeito, não estiveram sonolentos, antes souberam conduzir o rebanho segundo a batuta política do governo regional.  E se há uma pobreza em crescendo que, aliás, o Senhor Cónego Manuel Martins tem sido um dos grandes denunciadores, essas pessoas que, diariamente, lhe batem à porta, primeiro, na Sé, depois, em Machico, são filhas legítimas de uma política madeirense que a isso conduziu. Parece-me, então, que a sonolência está mesmo aqui ao nosso lado e convém não descartá-la. Enveredar por esse caminho significa negar a existência de órgãos de governo próprio. Houve e há muito profissionalismo incompetente, inclusive, na própria Igreja a que pertenço. 
Ilustração: Google Imagens.

2 comentários:

António Trancoso disse...

Meu Caro Amigo
A Sonolência é uma "virtude" que se reproduz há 2010 anos,sempre amparada pelo Poder.
Tem características próprias de uma estirpe ultra resistente, que nem os caseiros antibióticos mais potentes, como Pombal ou Afonso Costa, conseguiram extirpar.
Apresenta-se como Esperança e, invariavelmente,acaba em Tragédia.

Vilhão Burro disse...

Senhor Professor
Não percebi nada do que esse sr.Trancoso escreveu.
A gente precisa é que falem como a gente. Lá nisso o Dono da Madeira é especialista e leva-nos à certa.