Adsense

domingo, 14 de novembro de 2010

DEMAGOGIA PARA ILUDIR OS MADEIRENSES?


(...) E estando no governo quem tantas vezes utilizou a demagogia e quem, sistematicamente, promoveu uma espécie de "desenvolvimento" que hoje, aos olhos de qualquer pessoa atenta, face ao descalabro nos planos económico, financeiro, social e cultural, iludiu os madeirenses? Não foi, certamente, quem esteve, ininterruptamente, na oposição, que viu todas as suas propostas chumbadas...

O problema vem de longe...
Gastaram à tripa-forra e agora
os outros é que são culpados!
O Grupo Parlamentar do PSD saltou para o espaço do debate político, tocado, obviamente, pelas posições do Grupo Parlamentar do PS, relativamente ao Plano e Orçamento da Região para 2011. Nada mais natural. Se reagiu é porque encontrou motivos bastantes que comprometem, publicamente, a atitude do PSD no que concerne às grandes opções políticas para 2011. Se as propostas do PS não tivessem qualquer significado, obviamente, que passavam ao lado. Como passam ao lado de outros partidos representados na Assembleia. Se se atiram, permitam-me a palavra, ao Grupo Parlamentar do PS, é porque as propostas incomodam e são susceptíveis de colocar o Povo a pensar e a regir no momento do voto. Só encontro esta leitura para o desconforto, uma vez que o silêncio bem pior seria do ponto de vista político. Agora, classificar de "demagógicas" as posições que vão no sentido de "iludir os madeirenses", aí, meus senhores, penso que se torna necessário fazer uma atenta leitura para dentro para perceber e talvez concluir, afinal, quem ao longo de 36 anos esteve no governo? E estando no governo quem tantas vezes utilizou a demagogia e quem, sistematicamente, promoveu uma espécie de "desenvolvimento" que hoje, aos olhos de qualquer pessoa atenta, face ao descalabro nos planos económico, financeiro, social e cultural, manifestamente, iludiu os madeirenses? Não foi, certamente, quem esteve, ininterruptamente, na oposição, que viu todas as suas propostas chumbadas, que pode ser considerado responsável pela situação de grave desequilíbrio a que a Região chegou. 
Ilude os madeirenses
e porto-santenses
quem não tem coragem
para debater, na Assembleia,
as políticas globais e sectoriais.
Os indicadores são claros quanto à crise que, aliás, vem de muito longe e que se acentuará nos próximos anos. Infelizmente, aproximam-se tempos muito difíceis para os madeirenses e porto-santenses, com o crescimento do desemprego e com a pobreza a acentuar-se. Tudo isto, não fica a dever-se à crise internacional, à Constituição da República ou a qualquer outro fait-divers destinado a ocultar responsabilidades. Os indicadores demonstram, claramente, que desde o início desta década não houve engenho e arte políticas para encontrar o registo certo das políticas económicas no quadro da sustentabilidade da Região. Gastaram à tripa-forra no acessório, fizeram gala de inaugurações e mais inaugurações sem significado e retorno económico e social e, hoje, o caos está aí bem espelhado nos tais indicadores. A pobreza e o desemprego não surgiram por acaso, a dívida pública não apareceu por uma qualquer persecutória magia, as falências e a ausência de competitividade não foi nem é obra do acaso. Tudo tem uma história que não pode ser apagada com um simples estalido de dedos. É claro que isso custa ouvir, custa a assumir, mas é a vida real deste governo velho e gasto!
Não me restam dúvidas que quanto maior for o naufrágio desta nau à deriva, obviamente, que maiores e audíveis serão os sons dos que, a qualquer preço, se querem manter no poder. O que não devem, por uma questão de responsabilidade e até de honestidade intelectual, sacudir o peso de uma história que teve apenas e só um partido como protagonista. E se assim não é, o Presidente do Governo que venha à Assembleia, na altura do debate do Plano e Orçamento para 2011, e exponha-se, sem medo, aos deputados de quem depende. Ele que não se refugie, antes faça questão de responder a todos, de enfrentar as perguntas mesmo aquelas que lhe prendem, permitam-me a expressão, o "rabo político".
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: