Adsense

terça-feira, 16 de novembro de 2010

PARABÉNS AO DIÁRIO... UM TIRO CERTEIRO NO CORAÇÃO DOS ANTI-LIBERDADE


A "lapidação" de que tem sido alvo, numa espécie de condenação lenta à morte, pelos novos corsários da ilha, bem vestidos e falantes, teve a resposta de um tribunal independente que o distingue como o melhor. Não há recurso que valha aos apedrejamentos quando os factos falam por si.

Indiscutivelmente que se trata de um orgulho para a Madeira ter um órgão de comunicação social, o DIÁRIO, com a distinção de jornal local europeu de 2010, segundo o "European Newspaper Award".
Orgulho pela qualidade só possível através de um corpo de jornalistas que lhe emprestam, todos os dias, a forma e os conteúdos. Não é fácil chegar ao topo desta hierarquia na era da informação e da comunicação. Se lá está é porque foi eleito entre milhares e isso significa um notável esforço da sua administração e do sentido de pertença de todos quantos lá trabalham.
Esta notável posição do DIÁRIO no "ranking" dos órgãos de comunicação social constitui um "tiro" de morte no presidente do governo, primeiro responsável pelas perseguições de que este matutino tem sido alvo. Preseguições directas e indirectas, umas através de inflamantes declarações, outras, perpetradas com o vergonhoso apoio financeiro público ao Jornal da Madeira que, na sua essência, distorce as regras do mercado. A resposta está aí no facto do dinheiro não poder comprar tudo. Neste caso não comprou a dignidade e a responsabilidade de cumprir o sonho de  Alfredo César de Oliveira, na longínqua quarta-feira, de 11 de Outubro de 1876, já lá vão 134 anos.
A "lapidação" de que tem sido alvo, numa espécie de condenação lenta à morte, pelos novos corsários da ilha, bem vestidos e falantes, teve a resposta de um "tribunal" independente que o distinguiu como o melhor. Não há recurso que valha aos apedrejamentos quando os factos falam por si. Os mentores, quais invasores, sofreram uma pesada derrota e, portanto, devem habituar-se à Democracia e ao respeito que os órgãos de comunicação social devem merecer, quando é sensível um balanço geral de rigor, de independência, de equilíbrio, de investigação e de abertura. Parabéns ao DIÁRIO... tratou-se de um tiro certeiro no coração de uma espécie que convive mal com a LIBERDADE. 
Ilustração: Google Imagens.

4 comentários:

JM disse...

Concorreu ao prémio de melhor jornal local e não (estranhamente)ao de melhor jornal regional.
Ainda havia prémios para o melhor jornal nacional e internacional.
No primeiro concorre com os jornais de escola e de paróquia...
Ganhou.
Parabéns.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Outros poderiam ter concorrido e, estranhamente, não concorreram nem aos de "paróquia".

Vilhão Burro disse...

Oh! Senhor Professor!
Faça-me o grande favor de não brincar com coisas sérias!
Não dê ideias que possam subtrair alguns exemplares para o concurso paroquial; é que toda a tiragem gratuita,em tempo de crise,constitui uma preciosa ajuda à economia doméstica.
Então o senhor não sabe quanto custa um rolinho de papel para limpar o dito cu...jo?!
Desculpe lá o mau jeito,mas...

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Gostei do dito cu...jo!
Mais um tiro certeiro.