Adsense

sábado, 30 de julho de 2011

FAZER CHICHI NA AUTORIDADE GARANTE LUGAR NO PARLAMENTO


Esta é uma terra absoluta há mais de 30 anos. Absolutamente de olhos e boca fechada. Deste lado do oceano parece-me uma bomba-relógio. Mas há quem ainda veja um cantinho do céu".

Li, no online do DN uma opinião da Jornalista Sandra Cardoso. Estou completamente de acordo. Como vulgarmente se diz "faz-me cá uma espécie" saber que uma grande parte (eu sei porquê) não entende isto. Não reage ao desemprego, não reage a nada, suporta a cruz e tem medo. E acomoda-se.
Esta reflexão da Jornalista, a par de outras que tenho seguido, de homens e mulheres da comunicação social que, de uma forma desprendida dizem o que pensam, acreditem os leitores, escorrem-me na garganta como mel. Não por razões partidárias, mas porque constituem actos de cidadania pura e livre. São pessoas que não se vergam, que são independentes e que não vendem a alma ao diabo. Deixo aqui esse texto que muito me agradou.

"Uma terra sem lei, onde a polícia, o garante da segurança, se amendronta perante o poder caciquista local.
Onde a comunicação social é enxovalhada e impedida de fazer o seu trabalho com dignidade. Onde o recurso à boçalidade se sobrepõe à discussão de ideias e contamina o debate político na sua totalidade.
Onde, alegadamente, fazer chichi na autoridade dá direito a lugar no parlamento.
Uma terra que deve a todos e a ninguém paga. Que prefere investir em túneis do que na saúde dos seu povo.
Um lugar onde não há incompatibilidades e tudo é possível, inclusivamente um deputado adjudicar negócios a empresas que são suas.
Um espaço à margem que joga a autonomia na lama a troco de trocos da República para inaugurar. Não interessa o quê, o importante é cortar fitas.
Uma terra que se desenvolveu, é certo, que tem o segundo melhor PIB do país, mas que continua pobre de bens e de conhecimento.
Que tem os piores resultados académicos do país. Que está quase sempre no rabo da lancha das estatísticas. A reboque.
Esta é uma terra absoluta há mais de 30 anos. Tudo indica que vai continuar assim. Absolutamente de olhos e boca fechada. Deste lado do oceano parece-me uma bomba-relógio. Mas há quem ainda veja um cantinho do céu".
Ilustração: Google Imagens.

3 comentários:

Fernando Vouga disse...

Caro amigo

Tenho pena do rapaz. Age como se estivesse convencido de que é um águia mas não passa de um desgraçado. Faz-me lembrar aqueles cães (estes que me desculpem pela comparação) que só ladram quando se sentem protegidos por uma boa vedação.
E uma coisa é certa: a vedação dele vai cair mais cedo ou mais tarde e terá de virar a casaca, se quiser continuar a ser alguém.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Eu também tenho pena, mas o problema é que o povo não consegue acordar. E Outubro está aí tão próximo.

António Trancoso disse...

Meu Caro André Escórcio
É verdade,meu Caro Amigo,Outubro está aí tão próximo,e,uma mesma maioria absoluta parece ser inevitável.Culpa de quem?
Em primeiro lugar,culpa das forças obscurantistas que guindaram um fascistóide à condição de líder "democrático" de um povo carente de TUDO (económica e culturalmente falando),facilmente conduzido ao Servil Reconhecimento pelas migalhas "oferecidas" na Terra,e pelas fantasiosas promessas de "recompensa divina" na Vida Eterna.
Em segundo lugar,culpa, de uma Oposição que,no seu conjunto,ao fim de quase quatro décadas,persiste num mesmo "rançoso comportamento" gerador de repetidos resultados, comprovadamente, medíocres.
O "povo",embalado pela mentalidade clubítica,delira e vibra,perfeitamente identificado, com as propaladas 44 "vitórias" que "conseguiu".
Para quando a tomada da necessária posição que confronte o dito "povo" e a sua "poderosa maioria" com a recusa da Oposição de LEGITIMAR,com a sua presença, a estupidez vigente?
Não será mais que tempo de os deixar a falar sós,fazendo-os assumir,integral e sem subterfúgios, as suas desastrosas decisões? Ou será que...