ESCUTA, Professor de História! Tu que recordas com orgulho os feitos do passado e obrigas à memorização de datas célebres, pára um pouco no tempo. Olha à tua volta agora! Achas que os teus alunos conhecem-se suficientemente a si próprios para então compreenderem o passado?
Com licença DN, deixe-me tomar o meu café anual com os Professores da minha terra! Estamos perante mais um ano lectivo que se inicia aos primeiros raios de Sol de Hoje! Venho segredar-te ao ouvido algumas lições que muitas vezes esquecemos de ensinar por causa do bendito e extenso programa curricular. A nossa preocupação tem recaído sobre matérias frias com as quais os alunos, matéria-prima do nosso ensino, não se identificam.
ESCUTA, Professor de Português! Esquece os verbos, as frases complexas e os ditados repetitivos! Ensina a linguagem dos afectos para que eles percebam que somos feitos dos pedacinhos que os outros nos dão. ESCUTA, Professor de Matemática! Deixa de lado as equações difíceis, as situações problemáticas hipotéticas e a geometria. Explica-lhes como se fazem contas à vida, como se ultrapassa uma situação difícil, descreve-lhes a fórmula da felicidade. ESCUTA, Professor de Ciências! Não percas tempo a ensinar a constituição do corpo humano, a variedade de seres vivos sobre a terra ou composição de um átomo. Investe o teu tempo no teu aluno, a explicar-lhe que a Ciência da Vida é saber viver consigo próprio em harmonia com a diversidade de personalidades com que ele terá de lidar. ESCUTA, Professor de Geografia! Despendes tantas aulas a falar onde ficam os rios, as montanhas, os diferentes países, as grandes pontes, obras dos grandes engenheiros. Não sei se sabes, mas já existem GPS's! O que os teus alunos precisam de encontrar é precisamente a ponte que os liga uns aos outros, as estradas a percorrer para serem alguém na vida! ESCUTA, Professor de História! Tu que recordas com orgulho os feitos do passado e obrigas à memorização de datas célebres, pára um pouco no tempo. Olha à tua volta agora! Achas que os teus alunos conhecem-se suficientemente a si próprios para então compreenderem o passado? ESCUTA, Professor de Filosofia! Tu que carregas as incompreensões de Nietzsche, a criança selvagem de Rousseau e o sonho inalcançável de Platão, desprende-te dessas ideologias e dá-lhes tu uma verdadeira filosofia de vida. Aquela que acredita no ser individual que se mistura no ser colectivo à busca de sentido para continuar acreditando no melhor que existe no homem. ESCUTA, Professor de EVT! Tu que aconselhas o esquadro e o compasso para desenhar linhas perfeitas, esqueces que a vida é cheia de curvas e becos sem saída. Tenta ensinar certo por linhas tortas, rompe com a perfeição e na folha branca (os teus alunos) desenha simplesmente, o que te vai alma! ESCUTA, Director de Escola! Tu que tanto gostas de instrumentalizar a Educação, que pedes Papel em vez de Pessoas, tenta este ano, descer do teu pedestal! Não sei se já te deste de conta, mas estás sozinho na Direcção, no rumo da Escola. Larga a burocracia, deixa de lado os prazos inflexíveis, vem para o pátio, para a sala de aula, para a rua. Vem ver o palpitar do coração da escola, olhando, olhos nos olhos, aqueles que moram contigo nesse lugar que devia ser sagrado: a Escola. ESCUTEM, Professores da minha Terra! Acreditam muitos que o currículo é apenas um instrumento, a avaliação (dizem os especialistas) é um jogo e a Escola, meramente, uma instituição de ensino. Eu não Acredito e sei que Tu também não Acreditas! Ensinar e aprender, é a certeza de saber que o "eu" e o "tu" poderão sempre conversar até ao fim dos seus dias!
ESCUTA, Professor de Português! Esquece os verbos, as frases complexas e os ditados repetitivos! Ensina a linguagem dos afectos para que eles percebam que somos feitos dos pedacinhos que os outros nos dão. ESCUTA, Professor de Matemática! Deixa de lado as equações difíceis, as situações problemáticas hipotéticas e a geometria. Explica-lhes como se fazem contas à vida, como se ultrapassa uma situação difícil, descreve-lhes a fórmula da felicidade. ESCUTA, Professor de Ciências! Não percas tempo a ensinar a constituição do corpo humano, a variedade de seres vivos sobre a terra ou composição de um átomo. Investe o teu tempo no teu aluno, a explicar-lhe que a Ciência da Vida é saber viver consigo próprio em harmonia com a diversidade de personalidades com que ele terá de lidar. ESCUTA, Professor de Geografia! Despendes tantas aulas a falar onde ficam os rios, as montanhas, os diferentes países, as grandes pontes, obras dos grandes engenheiros. Não sei se sabes, mas já existem GPS's! O que os teus alunos precisam de encontrar é precisamente a ponte que os liga uns aos outros, as estradas a percorrer para serem alguém na vida! ESCUTA, Professor de História! Tu que recordas com orgulho os feitos do passado e obrigas à memorização de datas célebres, pára um pouco no tempo. Olha à tua volta agora! Achas que os teus alunos conhecem-se suficientemente a si próprios para então compreenderem o passado? ESCUTA, Professor de Filosofia! Tu que carregas as incompreensões de Nietzsche, a criança selvagem de Rousseau e o sonho inalcançável de Platão, desprende-te dessas ideologias e dá-lhes tu uma verdadeira filosofia de vida. Aquela que acredita no ser individual que se mistura no ser colectivo à busca de sentido para continuar acreditando no melhor que existe no homem. ESCUTA, Professor de EVT! Tu que aconselhas o esquadro e o compasso para desenhar linhas perfeitas, esqueces que a vida é cheia de curvas e becos sem saída. Tenta ensinar certo por linhas tortas, rompe com a perfeição e na folha branca (os teus alunos) desenha simplesmente, o que te vai alma! ESCUTA, Director de Escola! Tu que tanto gostas de instrumentalizar a Educação, que pedes Papel em vez de Pessoas, tenta este ano, descer do teu pedestal! Não sei se já te deste de conta, mas estás sozinho na Direcção, no rumo da Escola. Larga a burocracia, deixa de lado os prazos inflexíveis, vem para o pátio, para a sala de aula, para a rua. Vem ver o palpitar do coração da escola, olhando, olhos nos olhos, aqueles que moram contigo nesse lugar que devia ser sagrado: a Escola. ESCUTEM, Professores da minha Terra! Acreditam muitos que o currículo é apenas um instrumento, a avaliação (dizem os especialistas) é um jogo e a Escola, meramente, uma instituição de ensino. Eu não Acredito e sei que Tu também não Acreditas! Ensinar e aprender, é a certeza de saber que o "eu" e o "tu" poderão sempre conversar até ao fim dos seus dias!
NOTA:
Carta do Leitor publicada na edição de hoje do DN. Uma carta notável pela profundidade das palavras e dos conceitos transmitidos. Esta carta tem o condão de não dizer a resposta às questões levantadas. E elas são muitas. No essencial, o caminho que deve ser trilhado para que a ESCOLA cumpra o seu desígnio. Obrigada, Professora Klara Fernandes.
Ilustração: Google Imagens.
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