ESCUTA, Professor de História! Tu que recordas com orgulho os feitos do passado e obrigas à memorização de datas célebres, pára um pouco no tempo. Olha à tua volta agora! Achas que os teus alunos conhecem-se suficientemente a si próprios para então compreenderem o passado?

ESCUTA, Professor de Português! Esquece os verbos, as frases complexas e os ditados repetitivos! Ensina a linguagem dos afectos para que eles percebam que somos feitos dos pedacinhos que os outros nos dão. ESCUTA, Professor de Matemática! Deixa de lado as equações difíceis, as situações problemáticas hipotéticas e a geometria. Explica-lhes como se fazem contas à vida, como se ultrapassa uma situação difícil, descreve-lhes a fórmula da felicidade. ESCUTA, Professor de Ciências! Não percas tempo a ensinar a constituição do corpo humano, a variedade de seres vivos sobre a terra ou composição de um átomo. Investe o teu tempo no teu aluno, a explicar-lhe que a Ciência da Vida é saber viver consigo próprio em harmonia com a diversidade de personalidades com que ele terá de lidar. ESCUTA, Professor de Geografia! Despendes tantas aulas a falar onde ficam os rios, as montanhas, os diferentes países, as grandes pontes, obras dos grandes engenheiros. Não sei se sabes, mas já existem GPS's! O que os teus alunos precisam de encontrar é precisamente a ponte que os liga uns aos outros, as estradas a percorrer para serem alguém na vida! ESCUTA, Professor de História! Tu que recordas com orgulho os feitos do passado e obrigas à memorização de datas célebres, pára um pouco no tempo. Olha à tua volta agora! Achas que os teus alunos conhecem-se suficientemente a si próprios para então compreenderem o passado? ESCUTA, Professor de Filosofia! Tu que carregas as incompreensões de Nietzsche, a criança selvagem de Rousseau e o sonho

NOTA:
Carta do Leitor publicada na edição de hoje do DN. Uma carta notável pela profundidade das palavras e dos conceitos transmitidos. Esta carta tem o condão de não dizer a resposta às questões levantadas. E elas são muitas. No essencial, o caminho que deve ser trilhado para que a ESCOLA cumpra o seu desígnio. Obrigada, Professora Klara Fernandes.
Ilustração: Google Imagens.
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