Adsense

quinta-feira, 29 de julho de 2010

DESEMPREGO E VISITAS DE AUTO-ELOGIO!

Duas notas neste fim de tarde:

1ª DESEMPREGO
E o Secretário dos Recursos Humanos nada esclareceu no debate desta manhã. É evidente que não podia. Ele contabiliza, apenas, os números do desemprego e o problema é, sobretudo, de EMPREGO. E sendo uma problemática de emprego (com alta taxa de empregabilidade, este debate deixava de ter sentido) quem lá deveria ter estado para explicar este grave problema que afecta 15.000 pessoas, era o Vice-Presidente do Governo ou até mesmo o próprio Presidente do Governo. Em todo este processo, para além do debate, há uma situação que o PS não vai deixar cair em saco roto: o governo vai ter de explicar que números do desemprego são enviados para o Instituto Nacional de Estatística. Como salientou, esta manhã, o Deputado Carlos Pereira, a "bota não bate com a perdigota": "(...) Os dados disponíveis do Instituto de Emprego, tutelado por V. Exa., apontam para resultados do desemprego próximos de 15.000 desempregados, os dados do INE apontam, para o mesmo período, dados próximos de 7.500 desempregados. A esta diferença acrescenta-se a circunstância ainda mais estranha do valor do INE ser inferior ao do Instituto de Emprego, sendo a Madeira a única região do País em que isto acontece (...)". Ora bem, isto tem de ser explicadinho. E sê-lo-á, porque a mentira tem perna curta.

2ª 58 VISITAS!

Registei o facto dos Deputados do PSD terem feito 58 visitas para elogiar o trabalho do governo. A Assembleia reuniu 53 vezes e nem todas as semanas funcionou, daí que, 58 visitas dizem-me muito pouco. E neste processo de exposição pública e mediática há quem tenha a lata de dizer que o Grupo Parlamentar do PS faz todos os dias uma conferência de imprensa. Qual a diferença, pergunto eu? Não convidam, também, a comunicação social? Agora, há uma diferença substancial, é que os Deputados do PSD andam por aí a visitar obras já visitadas pelos governantes e instituições diversas, sempre na perspectiva de um elogio ao governo. Não me lembro de terem ido ao Instituto de Emprego! Digamos que, sobre o mesmo assunto, fala o governo e falam os Deputados. O PS, de facto, realiza, conferências de imprensa, por dois motivos: primeiro, para apresentar projectos de importância para a Região, coisa que a maioria PSD não faz; segundo, porque, apesar de Deputados com livre acesso, os pedidos de reunião com diversas instituições não obtiveram resposta. Estou-me a lembrar, para já, de duas: SESARAM e Direcção Regional de Estatística. Mas há muitas mais...
Ilustração: Google Imagens.

2 comentários:

Espaço do João disse...

Meu caro André Escórcio.
Quantas vezes o prsidente do governo Regionalse apresenta na Assembleia Regional? E ainda tem lata para criticar o 1º Ministro do Governo da República? Haja um pouco de decência.O 1º Ministro pelo menos comparece e dá a cara em Assembleia da República, agora o Sr. AJJ nunca lá põe os pés. Isto sem falar nas reuniões de Conselheiros de Estado.Pouca vergonha reina na Madeira e no seu Governo Regional.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
O que dizer?
Concordo, em absoluto.