Adsense

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

STOP À LOUCURA


Por este andar e negligenciando o conhecimento, levou com o 20 de Fevereiro, apanhou com os fogos e o Inverno vem a caminho!


Do presidente do governo regional não há memória de não ter espezinhado qualquer cidadão portador de uma opinião diferente. Não chama, não dialoga, não trata de saber o que se passa, não ouve a voz no plano científico, apenas trucida quem com ele e seus seguidores não alinha. Diz ou manda dizer. Sempre foi assim. Em alguns casos, começa por afirmar que fulano é conhecido pelas suas posições, logo depois, sublinha... que toda a gente sabe que fulano é um comunista, e, portanto, dir-se-á que gera a ideia, generaliza-a e acaba por esmagar quem quer atingir. Quem tem opinião diferente é logo apelidado, depreciativamente, de socialista, comunista ou, então, faz parte daqueles que estão ligados aos senhores da Madeira velha, aos exploradores! Só ele tem a opinião, o conhecimento, o rigor científico que provêm, naturalmente, de aturados e profundos estudos na universidade de verão do areal. Disse, ao JM:
"(...) o senhor Raimundo Quintal é uma figura desacreditada porque pretende saber de tudo desde engenharia, ribeiras, hidráulica, plantinhas e protecção civil. Esse senhor fala sobre tudo e confunde direitos de cidadania com o direito ao disparate. Não é pessoa com credibilidade que me mereça qualquer atenção. É uma pessoa instável, andou na extrema-esquerda, depois veio para a esquerda e depois aceitou um lugar de vereador pelo PSD, mas não com o meu voto na Comissão Política e quem estava lá lembra-se e depois na sua instabilidade acabou por abandonar a vereação em que se encontrava e continua uma espécie do "borda d'água", falando sobre tudo e prestou-se a entrar nesta campanha». Por isso, rematou o presidente do Governo, "o meu comentário dirigido a ele directamente é: pobre diabo». No entanto, disse Jardim, "pode-se ser um pobre diabo, o que é grave é ser mentiroso. Esse Raimundo Quintal diz na entrevista, ou então alguém forjou, que no dia em que faleceu uma senhora no comício do PSD que a festa tinha continuado o que é absolutamente mentira. Vejam o jaez ético deste cavalheiro». Mais contundente, o chefe do Executivo disse que está mesmo a pensar "em sugerir à Secretaria Regional dos Assuntos Sociais que elabore o plano do foro psicológico para a Região Autónoma da Madeira, a ver se a população deixa de aturar a consequência de haver vários ressabiados na nossa terra".
Ainda anteontem aqui escrevi um texto sobre a entrevista concedida por Raimundo Quintal, ao DN. Parecia que estava a adivinhar, quando estranhei o facto do geógrafo não querer participar em debates sobre esta matéria, no âmbito do convite feito à sociedade madeirense no quadro da designada "Plataforma Democrática". Quem domina a ciência, quem tem trabalho feito, quem investiu às suas custas, quem não depende seja lá de quem for, deveria expor-se, deveria participar, deveria continuar a denúncia, apenas no quadro de uma cidadania activa. Não se trata de estar ao lado, a favor ou seja o que for, deste ou daquele partido. Trata-se de trazer contributos, ajudar a defender um património que é de todos e não do presidente do governo. Critico-o, por isso, não pelo seu conhecimento. O Doutor Raimundo Quintal o que tem a fazer é passar ao lado destas vergonhosas declarações, perspectivadas no sentido não só de triturar o seu conhecimento como o de lançar o habitual aviso à navegação: todos quietinhos, ninguém que venha com histórias porque sabe o que lhes faço. É a mordaça a funcionar a todo o vapor. Por este andar e negligenciando o conhecimento, levou com o 20 de Fevereiro, apanhou com os fogos e o Inverno vem a caminho!
NOTA:
O Doutor Raimundo Quintal respondeu, esta manhã, no DN-Madeira, à letra e de uma forma exemplar:
"estou preocupado com alguns jardins da Madeira, especialmente com o Jardim Cardoso, infestado por "ervas-malcriadas , arbustos-bilhardeiros e árvores-das-bruxas".
Ilustração: Google Imagens.

1 comentário:

Espaço do João disse...

Mas quem não conhece essa erva daninha desse Jardim daninho? Há pobre povo !! Quo Vadis ? Eu tão longe, verifico que poucos são os Madeirenses que se expõem a tão escabrosa personagem. Medo? Mas de quê e de quem? Dum barrigudo malcriado e desplicente? Dum "Cabra", como dizem os Brasileiros? Quando leio artigos de opinião contra esse senhor, verifico o terror existente na ilha, pois quase todos preferem o anonimato, a darem a cara. São um povo de brandos costumes, desde que lhes dêem vinho seco e manteiga. Escorracemos esse bandalho, levêmo-lo para a praça pública e, apliquemos-lhe umas chicotadas porque está a merecer há longos anos. Lembro-me de em tempos o ter mandado à M...., no café Apolo. Estava presente o já falecido e querido prof. de ginástica Fernando Ferreira que deitou água na fervura. Nessa altura e, já lá vão uns trinta e tal anos, era capaz de lhe enfiar com uma cadeira pela cabeça. Felizmente que o bom senso prevaleceu. Já o Dr.Raimundo Quintal, perfilha a mesma ideia do Arquitecto Ribeiro Telles, pessoa a que tenho muito respeito e, já o abordei várias vezes sobre o problema da Madeira. Prevê uma catástrofe ainda maior se não forem tomadas medidas de fundo para a Madeira. Por aqui me fico. Um abraço. João Sousa