Adsense

sexta-feira, 4 de março de 2011

NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA SEREM OPOSIÇÃO


O que me leva a escrever são dois factos ocorridos. Primeiro, um requerimento do Grupo Parlamentar do PS que solicitava que a audição fosse aberta à Comunicação Social. Está previsto no Regimento, embora tal fique dependende da vontade da maioria. Colocado o requerimento à votação, o PSD-M chumbou o requerimento, não permitindo, pois, que os órgãos de comunicação social acompanhassem a sessão. Inqualificável.

Hoje, ao final da manhã, FINALMENTE, nove meses depois, o Secretário Regional dos Assuntos Sociais e Saúde dignou-se ir à Assembleia Legislativa da Madeira para uma audição parlamentar. Durante nove meses o PSD-M, na respectiva Comissão Especializada foi empurrando, empurrando até hoje. Uma extensa lista de problemas e, naturalmente, de perguntas, esperavam o Secretário. Aquilo que poderia e deveria ser esclarecido e resolvido no seu tempo próprio, em função dos acontecimentos políticos, acabou por levar três horas e meia de audição. Começou às 11:00 e terminou já depois das 14:30 horas.
Não me vou pronunciar sobre o conteúdo das perguntas, porque essas, os grupos parlamentares colocam-nas e o Secretário responde, pese embora, com a "mania" de sempre que, aliás, este governo não consegue descolar, isto é, de responder em bloco depois de todos colocarem as suas perguntas. Uma situação que, desde logo, inviabiliza o diálogo e o cabal esclarecimento dos assuntos. Trata-se de uma forma habilidosa de responder passando por cima das questões mais embaraçosas. Mas enfim... 
O que me leva a escrever são dois factos ocorridos. Primeiro, um requerimento do Grupo Parlamentar do PS que solicitava que a audição fosse aberta à Comunicação Social. Está previsto no Regimento, embora tal fique dependende da vontade da maioria. Colocado o requerimento à votação, o PSD-M chumbou o requerimento, não permitindo, pois, que os órgãos de comunicação social acompanhassem a sessão. Inqualificável. Ora, quem inviabiliza é porque tem a consciência pesada e teme que os assuntos que a todos diz respeito sejam públicos. Segundo, agastados com a pressão exercida pelo PS-Madeira, a páginas tantas, o PSD-M abandonou a reunião, deixando o Secretário a falar só. Das duas uma, ou até Outubro não há mais audições parlamentares ou, então, haverá lugar a "puxão de orelhas".
Ora, isto significa que esta maioria não está preparada para ser politicamente pressionada, muito menos para ser oposição. Só quando as iniciativas são da sua responsabilidade conseguem aguentar, de resto a situação tende a complicar-se. E dou um exemplo: decorre uma Comissão de Inquérito Parlamentar à Comunicação Social, iniciativa do PSD-M, depois de terem chumbado, meses antes, uma de igual teor apresentada pelo PS-Madeira. Faço parte dessa Comissão. Nas audições ao Presidente do Conselho de Administração do DN-Madeira permaneci na reunião mais de três horas. Com o Administrador do Jornal da Madeira, não me recordo o tempo, mas andou por lá perto. Agora, que se trata de uma audição, protelada durante nove meses, os deputados do PSD-M sentiram que era demais e que havia que terminar, certamente porque o almoço esperava. Curiosamente, ainda ontem, no plenário, a sessão foi prolongada mais uma hora (até cerca das 14:00 h) porque a maioria entendeu que um determinado projecto de decreto legislativo regional, com origem no governo, SOBRE CONCESSÃO DE AVALES (ora, ora...!!!), não podia ficar para a próxima sessão. Tinha de ser aprovado ontem e ponto final.
Dr. Bernardo Martins,
Presidente da 5ª Comissão Especializada
de Assuntos Sociais e Saúde
Mas há mais, fará algum sentido, aquando das declarações à comunicação social pelos diversos partidos, manterem-se por perto para escutarem o que outros estão a dizer, para depois contraporem? Fará algum sentido, repetidamente, quando o Presidente da 5ª Comissão Especializada em Assuntos Sociais e Saúde produz declarações à Comunicação Social, elementos do PSD deixarem-se ficar na sala para ouvir o que ele diz? Para além de deselegante denuncia ausência de respeito e cordialidade. E porque fazem isto? Simplesmente porque o Presidente da Comissão é o Dr. Bernardo Martins, do PS.
Como alguém já o afirmou: continuem a brincar com a guerra, porque quando houver paz será muito difícil para quem leva a vida política de forma prepotente e antidemocrática.
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: