Tenho vindo a estudar o processo educativo finlandês e, cada vez mais, escorre-me garganta abaixo a sua política educativa. Enquanto, por aqui, uns actuam nas margens dos problemas, lá, a visão do futuro é outra. No recente período que tive a oportunidade de visitar a Finlândia, tentei cruzar a informação que dispunha com vários contactos e comprovei os dados que conhecia. Aqui fica o primeiro de alguns textos que nos proporciona um pleno conhecimento do processo educativo.
De acordo com a pesquisa, a força do sistema escolar finlandês é que este garante a igualdade de oportunidades de aprendizagem independentemente da classe social do aluno. Em vez de estabelecer uma comparação entre alunos, o foco reside em dar apoio aos alunos e orientar os alunos com necessidades especiais. Poucas crianças precisam repetir as séries.
O sucesso dos alunos finlandeses é explicado por uma série de factores. A sensação de segurança e motivação das crianças de tenra idade aumenta pelo facto de que elas são ensinadas por um único professor e de que não se utilizam notas para a avaliação. As relações entre professores e alunos são naturais e cordiais nas escolas finlandesas. Presta-se uma atenção especial à criação de um ambiente escolar agradável e estimulante.
O sucesso dos alunos finlandeses é explicado por uma série de factores. A sensação de segurança e motivação das crianças de tenra idade aumenta pelo facto de que elas são ensinadas por um único professor e de que não se utilizam notas para a avaliação. As relações entre professores e alunos são naturais e cordiais nas escolas finlandesas. Presta-se uma atenção especial à criação de um ambiente escolar agradável e estimulante.
A Finlândia tem uma rede abrangente de bibliotecas, com um avançado nível de serviços, que dá apoio à educação escolar. Os finlandeses são leitores extremamente ávidos. Mais um factor que dá sustentação ao aluno de línguas estrangeiras é que a televisão finlandesa utiliza legendagem, ao contrário da dobragem de programas de língua estrangeira.
UM DIA NA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO DE STRÖMBERG
UM DIA NA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO DE STRÖMBERG
Aqui vamos nós!
São oito e pouco. A escuridão daquela manhã de Outubro não cedeu ainda à luz do dia, quando os alunos da Escola de Ensino Básico, com ensino especial de Strömberg, (dos 7 aos 13 anos) começam a tirar seus casacos, bonés e sapatos em frente aos cabides reservados a cada grupo. Um fogo convidativo e acolhedor aceso pelo porteiro Keijo Hämäläinen, para alegrar os alunos, está a crepitar na lareira do saguão. Ouvem-se "olás" e "ois" gritados pelos corredores enquanto os alunos, professores e o resto dos funcionários da escola cumprimentam-se uns aos outros. Nessa escola, toda a gente se conhece, e os alunos chamam os seus professores pelo primeiro nome, como é habitual na Finlândia. Os meninos tiram os seus piões "Beyblade", de dentro das suas mochilas e fazem uma rápida competição antes do início da aula. Cada criança encontra o seu próprio grupo sem pressas; os grupos têm nomes de animais que vivem nas florestas finlandesas: os Alces, os Ursos, as Raposas, os Linces, os Falcões, as Doninhas, as Focas, as Corujas e os Lobos. E há também os Castores, uma sala para os alunos mais gravemente incapacitados, os quais são transportados por táxi, até à porta, pela manhã, ao mesmo tempo em que os outros chegam. O dia escolar começa.
A Escola de Strömberg em Pitäjänmäki, Helsínquia, está localizada no meio de uma antiga propriedade industrial que recentemente foi preenchida com novos blocos de apartamentos. Pitäjänmäki encontra-se próxima de estradas movimentadas no lado oeste de Helsínquia, a uns 10 quilómetros do centro. A área engloba um amplo espectro social, desde proprietários com altos rendimentos, até famílias de baixos rendimentos e famílias que moram em habitações de propriedade camarária por motivos sociais. Um bom número de imigrantes também vive na área em relação a outras áreas em Helsínquia.
A escola propriamente dita é uma escola abrangente da cidade de Helsínquia, que recebe alunos de casas localizadas na vizinhança e de pré-escolas com o sistema Montessori, por exemplo. A Escola Strömberg localiza-se no prédio de uma antiga oficina de engenharia de máquinas que foi convertida e ampliada para ser usada como escola em 2000. A directora da escola, Sra. Päivi Ristolainen-Husu, participou logo no início do planeamento tanto do currículo da escola, como do prédio para que sigam o conceito moderno de boa aprendizagem da melhor maneira possível. Com um estilo arquitectónico tipicamente nórdico, o local é iluminado e espaçoso, os materiais duráveis e as cores aconchegantes. Além das salas de aula comuns, a escola tem oficinas para a elaboração de revistas, artes manuais, música, teatro, educação científica e ambiental, um ginásio para a prática desportiva e uma biblioteca. As especificidades da escola incluem um pequeno jardim de Inverno, cantos com sofás para leitura, e mesas para jogar xadrez.
São oito e pouco. A escuridão daquela manhã de Outubro não cedeu ainda à luz do dia, quando os alunos da Escola de Ensino Básico, com ensino especial de Strömberg, (dos 7 aos 13 anos) começam a tirar seus casacos, bonés e sapatos em frente aos cabides reservados a cada grupo. Um fogo convidativo e acolhedor aceso pelo porteiro Keijo Hämäläinen, para alegrar os alunos, está a crepitar na lareira do saguão. Ouvem-se "olás" e "ois" gritados pelos corredores enquanto os alunos, professores e o resto dos funcionários da escola cumprimentam-se uns aos outros. Nessa escola, toda a gente se conhece, e os alunos chamam os seus professores pelo primeiro nome, como é habitual na Finlândia. Os meninos tiram os seus piões "Beyblade", de dentro das suas mochilas e fazem uma rápida competição antes do início da aula. Cada criança encontra o seu próprio grupo sem pressas; os grupos têm nomes de animais que vivem nas florestas finlandesas: os Alces, os Ursos, as Raposas, os Linces, os Falcões, as Doninhas, as Focas, as Corujas e os Lobos. E há também os Castores, uma sala para os alunos mais gravemente incapacitados, os quais são transportados por táxi, até à porta, pela manhã, ao mesmo tempo em que os outros chegam. O dia escolar começa.
A Escola de Strömberg em Pitäjänmäki, Helsínquia, está localizada no meio de uma antiga propriedade industrial que recentemente foi preenchida com novos blocos de apartamentos. Pitäjänmäki encontra-se próxima de estradas movimentadas no lado oeste de Helsínquia, a uns 10 quilómetros do centro. A área engloba um amplo espectro social, desde proprietários com altos rendimentos, até famílias de baixos rendimentos e famílias que moram em habitações de propriedade camarária por motivos sociais. Um bom número de imigrantes também vive na área em relação a outras áreas em Helsínquia.
A escola propriamente dita é uma escola abrangente da cidade de Helsínquia, que recebe alunos de casas localizadas na vizinhança e de pré-escolas com o sistema Montessori, por exemplo. A Escola Strömberg localiza-se no prédio de uma antiga oficina de engenharia de máquinas que foi convertida e ampliada para ser usada como escola em 2000. A directora da escola, Sra. Päivi Ristolainen-Husu, participou logo no início do planeamento tanto do currículo da escola, como do prédio para que sigam o conceito moderno de boa aprendizagem da melhor maneira possível. Com um estilo arquitectónico tipicamente nórdico, o local é iluminado e espaçoso, os materiais duráveis e as cores aconchegantes. Além das salas de aula comuns, a escola tem oficinas para a elaboração de revistas, artes manuais, música, teatro, educação científica e ambiental, um ginásio para a prática desportiva e uma biblioteca. As especificidades da escola incluem um pequeno jardim de Inverno, cantos com sofás para leitura, e mesas para jogar xadrez.
Nota:
Sem comentários:
Enviar um comentário