Adsense

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FINLÂNDIA (IV) - EDUCAÇÃO: A COMPREENSÃO DAS NECESSIDADES DAS CRIANÇAS É O SEGREDO DO SUCESSO

Continuação...
Reflexão, neste primeiro dia de um novo ano escolar.
Escola gratuita para todos
O sistema escolar finlandês apoia-se na aprendizagem constante. Nos primeiros anos da independência, já se entendia na Finlândia que a educação era o factor de sucesso mais importante para a nação. Estabeleceram-se disposições na Constituição de 1919, como a educação básica obrigatória e gratuita para todos, instrução vocacional e instituições educacionais académicas fornecidas por autoridades públicas.
Escola abrangente
As crianças finlandesas entram na escola abrangente aos sete anos de idade. Essa instrução, que é gratuita para toda a faixa etária, tem uma duração de nove anos. Todos os finlandeses gozam de uma educação obrigatória até os 17 anos de idade, ou até o fim da escola abrangente. A educação da escola abrangente é fornecida pelo município e a rede de escolas do primeiro ciclo é ampla. Todos os materiais educacionais básicos são gratuitos para as crianças, e os serviços incluem uma refeição quente todo os dias, assistência à saúde na escola e transporte gratuito para as crianças que moram muito longe da escolha para ir a pé ou utilizar o transporte público.
Já há alguns anos que fornecem instrução preparatória para o ensino pré-escolar para as crianças com seis anos de idade, cobrindo a maioria da faixa etária.
A Finlândia é um país bilingue, e o ensino é fornecido igualmente em finlandês e em sueco. As grandes cidades têm escolas que fornecem ensino noutras línguas também, acessíveis para crianças finlandesas e imigrantes.
Cabe também às autoridades locais fornecerem a instrução para jovens e crianças que não podem participar no ensino da escola abrangente normal por motivos de doença ou incapacidade. Praticamente todas as crianças finlandesas vão à escola.
Escolas secundárias e ensino profissionalizante básico
Aproximadamente 50% de cada faixa etária prosseguem para as escolas secundárias. O ensino de nível secundário fornecido pela cidade também é gratuito e inclui uma refeição quente diariamente durante o ano lectivo. O currículo baseado em cursos que abrangem muitas matérias opcionais leva, em média, três anos e termina com um exame nacional de "matrícula". Essa "matrícula" fornece um arcabouço para a continuidade dos estudos em instituições de ensino superior, ou institutos de instrução profissionalizante.
Além das escolas de ensino secundário, existe uma alternativa de ensino profissionalizante básico de três anos que abrange tanto matérias de educação geral como o ensino profissionalizante. Essa é a linha de estudo escolhida por quase todos os que não frequentam as escolas de ensino secundário. Somente 6% de cada faixa etária não prossegue os estudos após a conclusão da escola abrangente. Pode-se também obter o ensino profissionalizante básico através de instrução para aprendizes, ou seja, serviço prático na área apoiado por ensino teórico. Os que obtêm uma qualificação profissionalizante adicional podem continuar os estudos em escolas politécnicas ou outras instituições de ensino superior.
Continua
Extraído do sítio da internet: http://www.finlandia.org.pt/
Google Imagens

Sem comentários: