Adsense

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CABRAS-BOMBEIRO

Leio no Jornal de Negócios:
"150.000 cabras-bombeiro vão andar a pastar em Portugal e Espanha. O projecto, de 50 milhões de euros, visa prevenir os incêndios e deverá criar mais de 500 empregos".
Em tempos apoiei, sem reservas, a questão da retirada do gado das serras da Madeira. Agora, a notícia que os animais podem ser importantes nesta área e até podem gerar empregos.
Bom, isto merece uma explicação, por quem sabe, obviamente. Certo é que, recentemente, passei uns dias pela Cantábria e pelas Astúrias. Subi à serra, aos Picos da Europa (Covadonga) onde me deparei com maravilhosos lagos a 1600 metros de altitude e com centenas de cabras e vacas em pastoreio livre.
É evidente que os contextos geográficos são diferentes, mas só isso constituirá a explicação? Gostaria de ter resposta. Quem souber, por favor, entre e exponha. Trata-se de um assunto interessante.

2 comentários:

Espaço do João disse...

Meu caro André.
Eu próprio já me dediquei á criação de cabras e ovelhas. O certo é que além de serem animais que comem de tudo que lhes aparece pela frente, inclusivé papel, também fertilhizam os terrenos com seu exterco. Então as cabras até ramagem de pinheiro comem. Trazem alguns inconvenientes mas, os benefícios são maiores. São animais que não dão muito trabalho, e se colocar-mos uma cerca eléctrica, então podemos estar seguros. Há cercas eléctricas alimentadas por inergia solar, baterias, e corrente eléctrica normal. A cerca é inofensiva para o homem mas, os animais não se aproximam a mais de 50 Cm delas. Entre o espaço da cerca e a distância dos animais, a erva cresce. Se tiver necessidade de mais informações sobre este assunto, posso esclarecer, enviando-lhe inclusivamente informação técnica. Nota:- Em tempos nas ilhas Desertas haviam muitas cabras, que eram da família Hinton, ou Blandy, já não me lembro... Um abraço. João

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Venham outros para percebermos isto.
Obrigado, uma vez mais.