Adsense

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

TRABALHAR ATÉ MAIS TARDE, NÃO, OBRIGADO!



Todos sabemos o que está a acontecer por essa Europa fora: desregulação da actividade laboral, desemprego, precariedade, despedimentos e baixos salários. Isto, por um lado, por outro, progressiva falta de tempo para a família, educação dos filhos e lazer.


Disse o Presidente da Comissão Europeia, o português Dr. Durão Barroso: "Os Europeus têm de trabalhar até mais tarde". Esta declaração, do meu ponto de vista, é chocante. Todos sabemos o que está a acontecer por essa Europa fora: desregulação da actividade laboral, desemprego, precariedade, despedimentos e baixos salários. Isto, por um lado, por outro, progressiva falta de tempo para a família, educação dos filhos e lazer. As exigências são cada vez maiores, a pressão sobre quem trabalha é enorme e os distúrbios na saúde aumentam exponencialmente. Perante tudo o que está a acontecer, em nome do lucro de alguns que não significa melhor distribuição da riqueza, vem o Presidente da Comissão Europeia sublinhar que se torna necessário trabalhar até mais tarde. Logo um português a dizer isto, sabendo ele o que se passa o seu próprio país.
Ora, o problema, pelo menos para nós, não é o de trabalhar até mais tarde, mas o de trabalhar melhor e com outra rendibilidade no horário de trabalho. Mas, para isso, para que o trabalho seja produtivo, coloca-se em causa a (re)organização da sociedade, as condições em que esse trabalho é feito em compaginação com uma nova mentalidade individual e uma adequada formação profissional dos trabalhadores. Não é o facto de se trabalhar mais horas que vamos aumentar a produção e a competitividade. Esses não são factores determinantes quando comparados com a capacidade inovadora, a criatividade, projecção externa sustentável, busca de novos mercados, capacidade tecnológica e de internacionalização, sentido de oportunidade, marketing, qualificação dos recursos humanos, enfim, uma alargada panóplia de áreas de intervenção que os economistas, melhor do que eu, sabem elencar e explicar. Um aspecto tenho como adquirido, não é pela via do "trabalho forçado" e mal remunerado que se atingem melhores resultados. Depois, temos a questão da família, do direito ao lazer (que pode ser de actualização, cultura e recreio) e o direito ao repouso. Estes aspectos não podem ser descurados numa sociedade equilibrada e preocupada com o futuro. Trabalhar até mais tarde, não, Obrigado! Trabalhar, de forma séria e empenhada, com rigor e projecto, isso sim, totalmente de acordo.
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: