Adsense

domingo, 22 de maio de 2011

CHANTAGEM, DISSE ELE!


A lata como se engana 1000 pessoas no decorrer de um jantar, quando a verdade é que a Madeira ficou a ganhar com a Lei de Meios. Tanto assim é que foi o próprio presidente do governo que classificou o trabalho de "excelente" e teve o Primeiro-Ministro, na Madeira, a acompanhar a "Festa da Flor", momento esse de afirmação da responsabilidade e da solidariedade nacional para com o povo da Madeira.


"Até com a desgraça, até com as aluviões, até com as mortes e com os prejuízos do povo madeirense o Partido Socialista fez chantagem" - disse, ontem, o ainda presidente do governo regional, relativamente à Lei de Meios vs Lei das Finanças Regionais.
"Puseram-me a faca ao peito (...) tinha de ceder", adiantou, como se a Lei de Meios tivesse tido como pressuposto, ou dizes sim ou levas sopa! A lata com disse isto, quando tudo foi transparente, tudo foi negociado entre as duas partes, concretamente, entre o Dr. João Cunha e Silva e o Secretário de Estado Dr. Fernando Medina, num processo sempre acompanhado pelo Primeiro-Ministro. A lata como se engana 1000 pessoas no decorrer de um jantar, quando a verdade é que a Madeira ficou a ganhar. Tanto assim é que foi o próprio presidente do governo que classificou o trabalho de "excelente" e teve o Primeiro-Ministro, na Madeira, a acompanhar a "Festa da Flor", momento esse de afirmação da responsabilidade e da solidariedade nacional para com o povo da Madeira.
Mas o que ontem disse, hoje, não tem valor ou sentido. A política para o Dr. Jardim, é feita de momentos: de manhã, um circunstancial elogio; à tarde, manda-o para o inferno e à noite pensa na próxima malandrice política. Conhecedor da situação, talvez por isso, Passos Coelho não passará pela Madeira nesta campanha e já o avisou "que ninguém está acima da lei". Num quadro destes, questiono, de que espera o povo da Madeira? Que o homem que não quer sair do poder continue a conduzir a Região para uma situação de total insolvabilidade? Já não bastam os indicadores do desemprego (13,9%), da pobreza, da incapacidade dos pequenos e médios empresários? Já não basta a monumental dívida pública? De que estarão à espera para colocar na oposição um governo que já não governa e apenas luta para manter o poder?   
As eleições de 05 de Junho são importantes. Por três motivos: primeiro, porque há que refrescar o Parlamento Nacional com figuras da Madeira que a defendam, distantes da habitual guerra de palavras que não adiantam nem atrasam. Eu diria que apenas desprestigiam; em segundo lugar, porque não me parece defensável lá manter figuras que se arrastam naquelas cadeiras há mais de vinte anos; em terceiro lugar, porque estas eleições podem constituir o alento para, em Outubro, verificar-se o esperado derrube desta maioria absoluta. Seria importante para todos os madeirenses e porto-santenses. A ver vamos.
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: