Adsense

quarta-feira, 18 de junho de 2008

PSD VOTA FAVORAVELMENTE UMA LEI A FAVOR DO CONSUMO DO TABACO

Já aqui escrevi um texto a propósito de uma adaptação à Região da legislação nacional condicionadora do consumo de tabaco. Às restrições nacionais, o PSD, argumentando, pasme-se, com a ESPECIFICIDADE REGIONAL, votou, favoravelmente, na ALM, um projecto do governo regional que abre as portas a um consumo mais permissivo.
O PSD passou assim ao lado dos alertas recentemente feitos por investigadores da Universidade da Madeira (Laboratório de Genética Humana) que concluiu que 4,1% da população da Madeira (cerca de 10.000) possui uma mutação genética responsável pela protecção dos pulmões, o que a torna mais sensível à agressividade das poeiras e fumo do tabaco. Pior do que isso, passou ao lado das estatísticas que apresentam números aterradores: mortes por cancro do pulmão, por cancro na laringe, por doenças do coração, por bronquite e enfisema e cancro de pele. O governo regional ignorou, ainda, que o tabaco contém 6.000 substância tóxicas; ignorou que o tabaco supera de longe o número de mortes por SIDA; que o tabaco matou, no Mundo, desde o ano 2000, cerca de 26 milhões de pessoas; ignorou que o consumo de tabaco consubstancia uma morte silenciosa; ignorou os impactes negativos na economia (tratamento de doenças, morte em idade produtiva, aposentações precoces, menor rendimento e absentismo); ignorou que o fumo passivo mata, em Portugal, 1.500 pessoas por ano; ignorou que morrem, em Portugal 13.000 pessoas por ano vítimas do consumo do tabaco, isto é, cerca de 13% do total de óbitos anuais.
O Governo Regional ignorou tudo isto e facilitou. Votou a favor. Pobre Governo este!
Repito, hoje, o que escrevi há dias: se alguém quer suicidar-se com charutos que o faça. Enquanto cidadão concedo essa liberdade embora lamente. Que vá para o Pico do Areeiro ou para o Pico Ruivo e fume, fume até o fim. Não pode é criar condições para que outros, directa ou passivamente, morram por incúria e responsabilidade sua.

1 comentário:

RR disse...

Lamento discordar da sugestão do Pico do Areeiro ou Pico Ruivo.
Prás Selvagens, já!
Roberto Robles