Adsense

quinta-feira, 25 de março de 2010

PIOR A EMENDA QUE O SONETO

Com que então o PS-M terá de pedir ao PSD o número de votos necessários à eleição. Homessa, era a humilhação que faltava! O maior partido da oposição, de chapéu na mão e curvado, pedir ao Senhor Deputado Jaime Ramos que faça o favor de disponibilizar uns votos para a eleição de um Vice-Presidente da Assembleia.

Pior a emenda do que o soneto, o que demonstra a má consciência que por aí paira em todo este processo. Um Deputado, apenas um, ser o detentor da vontade dos restantes 32 da sua bancada. E naquela bancada ninguém pia, ninguém chama ao bom senso, ninguém coloca em causa que é o prestígio da Assembleia que está em causa. Todos se vergam à vontade de um deputado que se assume detentor da vontade de todos os outros. E naquela bancada há gente de bem, tenho eu a certeza, que não se revê nestas atitudes. Estou convencido disso.
Era o que faltava, em função das responsabilidades que assumi, ter de pedir a benção para a eleição seja lá de quem for. O problema, julgo que intencional, tendo-se tornado uma situação recorrente, gera um outro. É que, doravante, neste quadro, torna-se difícil encontrar alguém disponível para uma candidatura. Enxovalhos gratuitos daquela natureza, obviamente que NÃO. Ontem, não foi só a Assembleia Legislativa que foi desprestigiada mas também, através daquele acto, quizeram ofender o presidente do maior partido da oposição.
Depois, há aqui um aspecto curioso, é que a própria comunicação social parece-me que não terá entendido a dimensão deste acto, porque a ideia que se fica é que o PSD cumpriu a sua parte. E não é isso que está em causa, pois não se trata da eleição do Vice-Presidente da oposição mas de um vice-presidente da Assembleia. Daí que, como ontem salientei, todos os deputados são responsáveis pela sua eleição e não apenas dez. O problema, certamente, não ficará por aqui. Segue para o Senhor Representante da República que, obviamente, colocará o Senhor Presidente da República ao corrente. Justifica-se, na minha modesta opinião, uma intervenção do Senhor Presidente da República perante uma Mesa da Assembleia que está, manifestamente, ilegal.
Nota:
O titulo do Jornal da Madeira é absolutamente irresponsável. Mas compreendo. Lamento é que eu esteja também a pagar, através dos meus impostos, aquele tipo de propaganda. O título: "Divisão no PS-M impede a eleição de Jacinto". Não houve qualquer divisão, tampouco a responsabilidade é dos grupos da oposição, mas de quem tem 33 votos e não quer eleger o Vice-presidente da Assembleia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Só faltava culpar a comunicação social. Haja decência

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário. Note bem, eu não culpo a comunicação social, era também o que faltava. O que salientei e saliento é o facto de constatar que o problema terá, repito, terá, sido interpretado de uma forma menos correcta. É que o Vice não é representativo da oposição mas sim indicado pelo maior partido da oposição. O Vice é da Assembleia, obviamente.
Quanto ao Jornal da Madeira, sei do que falo, o título não corresponde à verdade, constitui uma pura invenção. Mas, aí, enfim, eu sei quem paga o Jornal e, portanto, das duas uma, ou sai daquela maneira ou então surgem os problemas. Os jornalistas também têm família e expor-se constitui um perigo. Ou não será assim?

António Trancoso disse...

Caro André Escórcio

"Os jornalistas(...)expor-se constitui um perigo."

No meu entender,a Comunicação Social,num País Livre,é um dos principais pilares do exercício da Liberdade,e,assim sendo,compete aos seus profissionais uma prática consequente com a defesa intransigente daquele Valor Maior.
Deste modo, quando um Jornalista é coarctado, na sua importante função,em rigor,deixa de o ser para passar à condição de mero "empregado" da Voz do Dono.
Dramática situação, para os que lutam pela sua sobrevivência e dos seus; vergonhosa e desprezível, para os que,de bom-grado,se comprazem, alegremente, no execrável e indecente frete.
Um abraço.