Adsense

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O DR. EDUARDO JESUS TEM RAZÃO: “FINALMENTE ENCURRALADOS”


Pergunto ao Dr. Eduardo Jesus: para quem, politicamente, teve a responsabilidade de governar a Madeira durante 36 anos ininterruptos, “objectivamente” não estará este governo regional “em fim de festa”? Não existirá aqui uma “loucura” que pode determinar o recuo da Autonomia? E mais, “os responsáveis por toda esta vergonhosa situação” não vão continuar por aí “à solta”? Não estaremos aqui, na MADEIRA, “finalmente encurralados”?



Não é que me espante, mas há pessoas que, pela posição que ocupam na sociedade, deveriam manter um maior rigor e distanciamento na análise política. É o caso do economista Dr. Eduardo Jesus, presidente da Secção Regional da Ordem dos Economistas. Há dias viu-o na RTP-M de baterias apontadas para o Governo da República como se aqui nada estivesse a acontecer. Hoje, leio o seu artigo de opinião, na edição do DN e confirmo o sectarismo da sua posição. Antes de mais deixo aqui alguns excertos: “(…) É assim que nós, Portugueses, nos encontramos. Objectivamente, sem outra solução! (…) Revelámos incapacidade, mostramos irresponsabilidade e deixamos claro como se vive bem com uma consciência nacional que tolera este estado de coisas. A situação acomodou-se e a população tolerou. O imperativo económico determinou o fim da festa! Acabou!!! (…) Terminou não só a loucura como a nossa soberania nacional. E este facto, lamento profundamente. (…) Os responsáveis por toda esta vergonhosa situação, por ai ficaram, "à solta", sem qualquer encargo e assunção de responsabilidade e, em tão pouco espaço de tempo, não arranjarão outros empregos, nem ocupações que alimentem os vícios entretanto criados. Corremos o risco de os ter de volta e com a mesma incompetência e desinteresse nacional para desgovernar Portugal”. Por aí fora…
Fui lendo e dei comigo a escutar um Deputado do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira. Exactamente o mesmo livrinho. Qualquer Deputado do PSD não faria melhor, ao desviar as atenções para lá quando, aqui, nas barbas do Senhor Presidente da Ordem dos Economistas da Madeira existe uma situação absolutamente catastrófica para debruçar-se em importante análise. Como se a Região não fosse autónoma, não dispusesse de uma Assembleia, de um Governo e de um Orçamento próprio. Não vou muito longe, basta olhar para os 20.000 desempregados, os 75.000 pobres, o sufoco dos empresários, a questão do modelo da Zona Franca, o problema das Sociedades de Desenvolvimento, os mais de seis mil milhões de dívida do governo regional e a falência dos sistemas educativo e de saúde. E então, pergunto ao Dr. Eduardo Jesus: para quem, politicamente, teve a responsabilidade de governar a Madeira durante 36 anos ininterruptos, “objectivamente” não estará este governo regional “em fim de festa”? Não existirá aqui uma “loucura” que pode determinar o recuo da Autonomia? E mais, “os responsáveis por toda esta vergonhosa situação” não vão continuar por aí “à solta”? Não estaremos aqui, na MADEIRA, “finalmente encurralados”? O Dr. Eduardo Jesus pode até (especulação minha) nutrir simpatia ou pertencer ao quadro de militantes do PSD. Para mim isso é pacífico. Eu respeito as opções políticas. O que já não aceito e, certamente, muitos economistas da Região não aceitarão, é que, enquanto responsável por uma Ordem que deve ser respeitada e independente, passe ao lado dos graves problemas da Região e apenas olhe para o “inimigo externo”. Isso pode agradar ao Dr. Jardim, mas descredibiliza a Ordem, no plano regional, instituição que, distante dos partidos políticos, deve assumir posições que nos ajude, a todos, reflectir.

Ilustração: Google Imagens.

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu Caro,
Sou também economista e se lhe pudesse dispensar palmas com as solas dos pés também o faria!!
O Dr. Eduardo Jesus procura mostrar-se independente em relação a todas as forças partidárias, todavia é por demais evidente que lá vai gerindo a vidinha (e toda a sua família) "encostadinho" ao regime.
Parabéns pela sua análise.

André Escórcio disse...

Muito obrigado pelo seu comentário.
É óbvio que nada de pessoal tenho contra o Dr. Eduardo Jesus. Todavia, lamento, que uma instituição respeitável como é o caso da Ordem, não apresente um distanciamento que permita olhá-la como um parceiro que vê a Região com os olhos fundamentalmente técnicos e não partidários. Olhos políticos, obviamente que sim, porque qualquer posição terá de ser política, partidários não. A Ordem tem de deixar isso para os partidos políticos. Para que seja respeitada e credível.
Muito obrigado.