Adsense

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

IV REPÚBLICA OU II DEMOCRACIA


E que tal, se iniciássemos aqui, na Região, a fase II da DEMOCRACIA, que implicaria o respeito pelo povo, pelas prioridades, pelos projectos sustentáveis, pela luta contra a pobreza e a exclusão social, pelo direito ao TRABALHO, à EDUCAÇÃO e à SAÚDE distante das vergonhosas situações que têm sido do domínio público.


Ainda sobre a Comissão Política do PSD e do texto que li na edição do DN de hoje: "o PSD-Madeira foi o primeiro partido a nível nacional que lançou o repto a todos os portugueses, no sentido de apostarmos na ruptura do actual sistema com a criação de uma IV República" (...) "Está demonstrado, devido á situação económica e financeira do País, com reflexos em todas as regiões de Portugal, que é necessário acabar de uma vez por todas com o actual sistema constitucional".
Bom, desde logo apetece-me perguntar, e que tal, se iniciássemos aqui, na Região, a fase II da DEMOCRACIA, que implicaria o respeito pelo povo, pelas prioridades, pelos projectos sustentáveis, pela luta contra a pobreza e a exclusão social, pelo direito ao TRABALHO, à EDUCAÇÃO e à SAÚDE distante das vergonhosas situações que têm sido do domínio público? Fase II da DEMOCRACIA que implicaria uma mudança substantiva no paradigma económico e tão importante quanto isso, na descompressão desta sociedade anestesiada e atacada pelo medo? Se o Governo começasse por aí ao contrário de andar preocupado com a Constituição da República, não seria melhor?
A Constituição é um alibi para a incompetência, para o desnorte, para a ausência de criatividade e de inovação política. Demonstra, inequivocamente, a quem ela se agarra, que não está certo do que anda a fazer. Demonstra toda uma equipa à defesa e que pontapeia para longe as responsabilidades que lhe compete. Ainda hoje, 120 crianças, numa escola de Câmara de Lobos, ficaram sem a refeição do almoço porque o gás não foi pago. Quem assiste a isto e que compare com os discursos inauguracionistas dos últimos dias, questionará, afinal, o que fazem estes senhores no Governo? A situação vivida hoje em Câmara de Lobos, aconteceu por culpa da Constituição? É claro que não. Por incompetência e investimentos não prioritários.
Ilustração: Google Imagens.

2 comentários:

Vilhão Burro disse...

Senhor Professor
Eu cá penso que,desta vez, o Senhor não tem muita razão no que diz respeito à questão do almoço...
Aí,o Governo do Dr.Alberto João,tem motivo para reclamar da Constituição... que deveria ter um artigo consagrando a obrigatoriedade do pagamento do gás.
Como não tem...viva a elegância!

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
É preciso dar gás a este Povo para que ele perceba que isto não por causa de um livrinho chamado Constituição. Gás, muito gás!