Adsense

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

POSEIMA, INDEPENDÊNCIA, IDOSOS E LACAIOS...

Quatro notas parlamentares:
1ª Como se sabe, o POSEIMA, foi criado em 1991, pelo Conselho da Europa, numa perspectiva de apoio ao abastecimento produção e comercialização de produtos nas Regiões ultraperiféricas. No essencial, trata-se de um apoio a um pacote de produtos no sentido de atenuar o preço final junto dos consumidores. O CDS/PP levou à Assembleia uma proposta no sentido da criação de uma Comissão com o objectivo de avaliar o efectivo impacte, na Madeira, daquele programa comunitário junto da população. A iniciativa foi chumbada pelo PSD. Ora, do meu ponto de vista, nada mais natural do que estudar e verificar se, efectivamente, o programa está ou não a ser cumprido, enfim, se há ou não desvios. Este chumbo sugere, como é óbvio, muitas dúvidas na lógica de quem não deve não teme. A Assembleia sai desprestigiada e o Povo defraudado porque elegeu Deputados para os defender. Conhecer o que se passa com o POSEIMA constitui, também, uma forma de defesa do Povo. Para mais num tempo de graves dificuldades nas economias familiares.
2ª O Presidente do PS-M fez uma intervenção na Assembleia. A intervenção constituiu uma resposta política à intervenção de um Deputado do PSD que sustentou a defesa da independência da Madeira. Aqui fica a parte que considero relevante:
"(...) Queremos merecer a confiança dos madeirenses para assumirmos as mais altas responsabilidades de servirmos todos os cidadãos, porque, senhores deputados profetas do separatismo, a vossa pátria é a vossa barriga, a vossa barriga e a daqueles que durante anos e anos sugaram os recursos financeiros dos impostos dos madeirenses, das transferências do Estado e da União Europeia".
3ª O Complemento de Pensão para os Idosos voltou a ser chumbado pelo PSD com o fácil argumento que Lisboa é que deve pagar. Nos Açores, desde há muito, é o governo regional que atribui esse complemento. Aqui, até há dinheiro para isso, os idosos vão, uma vez mais, ficar penalizados. Gente que trabalhou uma vida, que faz das tripas coração para sobreviver, que come o pão que o diabo amassou, que lhe falta meios para pagar todos os medicamentos que necessitam, são atirados a um canto porque mais importante que eles são as obras, as obras e as obras. Muito obra este governo regional! Estão em causa € 60,00 por mês e uma dose de humanidade.
Lacaios. Toda a Oposição e, particularmente, os Deputados do PS-M foram hoje ofendidos ao serem considerados "Lacaios". Como parlamentar preocupa-me a radicalização. Esta semana, praticamente a primeira do ano parlamentar, foi de chumbo em chumbo às propostas, até à ofensa de indivíduos servis, subservientes e de mau carácter (significado de lacaio, obviamente). Senti-me ofendido. O debate político tem de ser vigoroso e com argumentos, mas de respeito para com as pessoas. Só assim o entendo, de parte a parte, e é por esse posicionamento que mantenho uma relação cordial com todos os deputados independentemente das bancadas a que pertençam. Seria bom para o prestígio do parlamento que a contrária fosse verdadeira.

Sem comentários: