Adsense

sábado, 17 de abril de 2010

HOMESSA... MAS QUEM TEM ANDADO A VENDER MENTIRAS?


Eu espero que quem governa o País perceba, de uma vez por todas, que no exercício da política não vale tudo, desde a ofensa baixa e rasteira, até à hipocrisia consubstanciada em atitudes de discurso circunstancial assumidas em momentos protocolares.

Com que então... os socialistas da Madeira é que são culpados do desvario a que a Região Autónoma da Madeira chegou. Com que então, segundo o presidente do governo regional, o triste quadro de indicadores que a Madeira apresenta fica a se dever aos socialistas madeirenses, acusados de "vender mentiras" a Sócrates. É de sonora gargalhada, não fosse a situação muito preocupante, eu diria, dramática. Com que então, quem parece que governou a Madeira durante 34 anos consecutivos foram os socialistas! Os insultos (ler aqui) não partiram daqui para lá, mas precisamente ao contrário. Realmente, confrangedor. Mas esta é a "arte" bem conhecida do político que não assume as suas responsabilidades, que no mesmo dia é capaz de assumir três discursos diferentes conforme as plateias a quem se dirige, de colocar nos ombros dos outros, palavras e actos, refugiando-se, comodamente, na situação de vítima de processos por ele próprio criados.
Eu espero que tudo isto tenha um fim e que quem governa o País, seja quem for, perceba, de uma vez por todas, que no exercício da política não vale tudo, desde a ofensa baixa e rasteira, até à hipocrisia consubstanciada em atitudes de discurso circunstancial assumidas em momentos protocolares. Nas relações institucionais não há que confundir a responsabilidade governativa com os posicionamentos partidários, mas certo é também que essas relações não devem assentar na base da mentira, da hipocrisia, do oportunismo e da ofensa a todos, quando é certo que não tardará o momento para que os sorrisos de hoje se transformem em novos e incompreensíveis ataques políticos e pessoais.
O exercício da política deve ser pautado por princípios e por valores e, sendo assim, não me revejo nos comportamentos indignos, falsos e apenas apostados na manutenção do poder. Falo assim, porque respeito quem tem a responsabilidade de governar, mas esse respeito deve ser biunívoco.

Sem comentários: