Adsense

quinta-feira, 21 de maio de 2009

UMA MANIFESTAÇÃO DE MEDO

Esta noite, na RTP-Madeira, debater-se-á a EUROPA sob a moderação dos Jornalistas Daniela Maria e Roquelino Ornelas. Uma cadeira ficará vazia, a do candidato do PSD-M. Os restantes lá estarão para responderem e esclarecerem as suas posições relativamente à Europa de todos nós.
Ora bem, quando num debate desta natureza, pela sua importância, o candidato do PSD falta, só há uma leitura possível: tem medo, porque não domina os dossiês europeus, porque não tem o traquejo político de figuras como o Emanuel Jardim Fernandes, Edgar Silva, Lopes da Fonseca, João Isidoro e Fernando Letra e, por isso, resguarda-se.
Contrariamente, se recuarmos à última candidatura do Dr. Sérgio Marques (2004), do PSD, tenho presente a sua presença nos debates de então. Diferenças que explicam comportamentos e sentido democrático. O problema, já que falo de memórias, é que razão tem o meu Amigo Duarte Caldeira que um dia, zangado com o sentido de voto dos madeirenses mas com humor, disse: coloca-se um tronco de bananeira num fundo laranja e muitos votam no tronco!
Votam sem esclarecimento, votam sem saber, votam no escuro... mas que raio de povo somos que continua, trinta e cinco anos depois, irracionalmente, a pautar os comportamentos políticos desta maneira!
NOTA:
Escrevi este post já depois das 17 horas, numa altura que tudo levaria a crer que o candidato do PSD não compareceria ao debate. Afinal, compareceu. Desfez-se em justificações sem sentido, mas ainda bem que lá esteve. O debate ficou mais rico e ficou-se a saber o que pensa sobre algumas matérias. Imperdoável toda a troca de correspondência que aconteceu no sentido da inviabilização do debate e da sua eventual ausência. Em Democracia, cada acto eleitoral os candidatos partem da mesma linha de partida. Em Democracia, porque o voto é soberano, ninguém parte à frente e ninguém pode argumentar que serão todos com os olhos postos em um. Mas, repito, ainda bem que lá foi... Empurrado ou não demonstrou que não teve medo de enfrentar o debate.

2 comentários:

Vilhão Burro disse...

Ah! Senhor Professor!
Então não vê, que,assim, "semos" uns idiotas felizes?!

Anónimo disse...

Mas houve debate..nem dei por isso.
...Isso foi antes ou depois do debate da tvi24 entre vital e rangel ?