Esta noite, na RTP-Madeira, debater-se-á a EUROPA sob a moderação dos Jornalistas Daniela Maria e Roquelino Ornelas. Uma cadeira ficará vazia, a do candidato do PSD-M. Os restantes lá estarão para responderem e esclarecerem as suas posições relativamente à Europa de todos nós.
Ora bem, quando num debate desta natureza, pela sua importância, o candidato do PSD falta, só há uma leitura possível: tem medo, porque não domina os dossiês europeus, porque não tem o traquejo político de figuras como o Emanuel Jardim Fernandes, Edgar Silva, Lopes da Fonseca, João Isidoro e Fernando Letra e, por isso, resguarda-se.
Contrariamente, se recuarmos à última candidatura do Dr. Sérgio Marques (2004), do PSD, tenho presente a sua presença nos debates de então. Diferenças que explicam comportamentos e sentido democrático. O problema, já que falo de memórias, é que razão tem o meu Amigo Duarte Caldeira que um dia, zangado com o sentido de voto dos madeirenses mas com humor, disse: coloca-se um tronco de bananeira num fundo laranja e muitos votam no tronco!
Votam sem esclarecimento, votam sem saber, votam no escuro... mas que raio de povo somos que continua, trinta e cinco anos depois, irracionalmente, a pautar os comportamentos políticos desta maneira!
NOTA:
Escrevi este post já depois das 17 horas, numa altura que tudo levaria a crer que o candidato do PSD não compareceria ao debate. Afinal, compareceu. Desfez-se em justificações sem sentido, mas ainda bem que lá esteve. O debate ficou mais rico e ficou-se a saber o que pensa sobre algumas matérias. Imperdoável toda a troca de correspondência que aconteceu no sentido da inviabilização do debate e da sua eventual ausência. Em Democracia, cada acto eleitoral os candidatos partem da mesma linha de partida. Em Democracia, porque o voto é soberano, ninguém parte à frente e ninguém pode argumentar que serão todos com os olhos postos em um. Mas, repito, ainda bem que lá foi... Empurrado ou não demonstrou que não teve medo de enfrentar o debate.
2 comentários:
Ah! Senhor Professor!
Então não vê, que,assim, "semos" uns idiotas felizes?!
Mas houve debate..nem dei por isso.
...Isso foi antes ou depois do debate da tvi24 entre vital e rangel ?
Enviar um comentário