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domingo, 17 de maio de 2009

O SISTEMA EDUCATIVO PRECISA DE UMA REFORMA RADICAL

Li, no PÚBLICO online que o filósofo e sociólogo francês Edgar Morin, que estará em Portugal na próxima Sexta-feira a convite do Instituto Piaget, defende uma "reforma radical" do modelo de ensino nas universidades e escolas, salientando a necessidade de passar da actual 'hiperespecialização' para uma aprendizagem que "integre as várias áreas do conhecimento".
Edgar Morin, considerado um dos maiores pensadores vivos, defende que apenas com esta mudança de paradigma no ensino as pessoas serão "capazes de compreender e enfrentar os problemas fundamentais da humanidade, cada vez mais complexos e globais". Em entrevista à Lusa antes da sua vinda a Lisboa para participar num colóquio promovido sexta-feira pelo Instituto Piaget sobre os problemas estruturais dos actuais modelos de ensino, o filósofo francês considera que o modelo actual leva a "negligenciar a formação integral e não prepara os alunos para mais tarde enfrentarem o imprevisto e a mudança". "Temos a necessidade de reformar radicalmente o actual modelo de ensino nas universidades e escolas secundárias. Porquê? Porque actualmente o conhecimento está desintegrado em fragmentos disjuntos no interior das disciplinas, que não estão interligadas entre si e entre as quais não existe diálogo", sublinha. O filósofo lamenta, igualmente, que a "condição humana está totalmente ausente" do ensino: "Perguntas como 'o que significa ser humano?' não são ensinadas", critica.
Quando defendo, há muitos anos, que precisamos de uma mudança radical na organização do sistema educativo, nos currículos e programas, sabe bem ouvir da boca de uma personalidade que é um maiores pensadores da actualidade que, afinal, alguma coisa tem de ser feita.

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