Adsense

sábado, 13 de dezembro de 2008

TELEFÉRICO DO RABAÇAL

Não me é estranho o facto do Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais ter assumido, no Parlamento, que o Teleférico do Rabaçal será mesmo construído. A lengalenga que tudo será feito com o conhecimento da UNESCO, com relatórios e planos, etc. etc., é uma treta e uma gravíssima irresponsabilidade política. Faz parte da forma de governar. Querem lá saber das petições, da palavra dos especialistas e das organizações internacionais que pedem respeito na protecção de toda aquela zona!
Como cidadão e no exercício de uma função política (mesmo que não estivesse), apenas gostaria de saber o porquê do teleférico naquela zona, de quem partiu a peregrina ideia e que interesses se movem. Tudo isto deve ficar, rapidamente, muito claro, sob pena de manter-se a suspeição.
Já lá fui diversas vezes e eu que não sou especialista nas áreas ambientais, todavia, com a sensibilidade que qualquer pessoa minimamente atenta deve ter, sei que todo aquele espaço é um santuário da natureza que deve ser preservado e mantido intocável. Não se trata de fundamentalismo mas de bom senso. A propósito, deixo um texto que li, ocasionalmente, aqui.
"A grande riqueza em biodiversidade existente concede à zona do Rabaçal reconhecimento internacional e diversos estatutos de protecção:- a destacar a inclusão no POTRAM com a classificação de “Zonas Naturais de Uso Interdito – Reserva Biogenética”, no PDM com a classificação de “Espaços Naturais de uso condicionado”, no Parque Natural da Madeira com a classificação de “Zona de Silêncio e Repouso e Reserva Natural Parcial” e a classificação europeia como Sitio Rede Natura 2000 (Sítio Laurissilva da Madeira e Sítio Maciço Central Montanhoso), Reserva Biogenética do Conselho da Europa e Património Mundial da UNESCO. A mobilização de terras, o abate de árvores e a desmatação de alguns espaços irão provocar danos irreversíveis nos ecossistemas existentes na área e na paisagem. A existência de um teleférico na zona do Rabaçal é incoerente com a manutenção da beleza paisagística e com os estatutos de conservação do local. Quem visita a área do Rabaçal, turistas e residentes, fá-lo em busca de um contacto directo com a natureza, o que é possível através dos percursos a pé nas levadas. É todo o calcorrear pelas veredas e levadas e a observação dos vários elementos naturais que acompanham estes percursos que constituem os verdadeiros motivos de atractibilidade do local".

Sem comentários: